É um óleo extraído do tronco da planta “Copaífera Langsdorffii” entre outras setenta e duas espécies catalogadas. Denominado óleo resina, por ser constituído de ácidos resinosos, compostos voláteis e tem o beta cariofileno como principal propriedade.

Tem ação cicatrizante, anti inflamatória, anti séptica, bactericida, diurética, analgésica, calmante, expectorante entre outras, sendo benéfico para tratamento de inúmeros problemas, como: psoríase, dermatite, estimular a função renal, diminuir acessos de tosse, reduzir oleosidade da pele, reduzir pressão arterial, combater estresse, esterilizar e desinfetar lesões, amenizar dores reumáticas, combater infecções urinárias, etc…

Foi feita uma pesquisa com o Óleo de Copaíba direcionada para a endometriose, onde o óleo aplicado, com seringas via vaginal (em ratas) mostrou uma melhora significativa no tecido epitelial do colo do útero animal, o artigo foi publicado na revista brasileira de ginecologia e obstetrícia, com um resultado excepcional, relatando os benefícios anti inflamatórios do óleo que contribuíram com eliminação de cistos e redução de hemorragias, regredindo a doença.

Em um outro estudo relacionado ao câncer, foi constatado resultados importantes, onde componentes isolados do óleo, mataram e inibiram células doentes.

O óleo é comercializado de algumas formas, como óvulos, supositórios, gel, cápsulas gelatinosas ou ainda o próprio óleo puro, este, é importante que seja prensado a frio, em embalagem de vidro âmbar, caso opte por comprar dessa forma pura!

Pode ser usado via oral, mas o mais indicado é via vaginal que potencializa a ação local para tratar a endometriose e dessa forma, também reduz a acidez, equilibrando o PH, aumentando o muco cervical e favorecendo a sobrevivência dos espermatozoides.

Em gotas, deve começar gradativamente, uma gota por dia na primeira semana, duas por dia na segunda, até chegar a seis gotas diárias, que podem ser divididas ao longo do dia, após as refeições com dois dedinhos de água no copo, nunca em jejum.

As cápsulas, via oral não se deve ultrapassar a ingestão de 500mg diárias sendo 250mg por vez e nunca de uma vez só.

Os óvulos que são ministrado via vaginal, devem ser colocados à noite ao se deitar para dormir podendo ser manipulado na dosagem de 300mg.

Vale ressaltar que para a nós Endometríacas o mais eficaz é a ministração do óvulo com ação local e não o uso via oral.
Também pode ser usado para fazer massagens locais, em regiões do corpo inflamadas.

É muito usado na cosmética natural para fazer sabões, cremes, shampoos e óleos de características medicinais, além de ter grande utilidade para a aroma terapia.

O uso não é recomendado para gestantes nem lactantes e possível hipersensibilidade a matéria prima.

Tentantes podem usar apenas na primeira metade do ciclo menstrual favorecendo o PH vaginal que prolonga a vida do espermatozóide e aproveitem a lubrificação promovida por ele para fazer muito amor durante os dias de uso.

Por ser um óleo de ação medicinal, deve ser usado, o suficiente, durante o tratamento específico, não se estendendo por longos períodos, portanto, use o bom senso e consulte seu médico.

01/08/2018
​Ariane Steffen

Back to list

2 thoughts on “Óleo de copaíba

  1. Renata Gomes de Santana disse:

    Não sabia

    1. admin disse:

      Na luta contra a ˜seguimos 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *