Ao menos uma vez por ano é bom fazer um check up tanto com um ginecologista como com um clinico geral para acompanhar como anda o equilíbrio do organismo no sangue e fazer uma dosagem hormonal completa, onde o melhor dia para coleta é o vigésimo primeiro dia do ciclo por conta da análise da Progesterona que é o principal, Prolactina, Estradiol, Estriol, Estrona, Testosterona, Cortisol, Dhea, DHT, TSH, FSH, LH, T3, T3 Reverso, T4, HGH, Colesterol Total, SHBG além de Vitamina D3 que também é hormônio e o Anti-mulleriano para quem pensa engravidar que mede a reserva ovariana, principalmente se fez cirurgia que mexeu nos ovários, usou ou usa hormônio sintético para bloquear a menstruação/ovulação o que prejudica a reserva. Tem mais, mas esses são os principais hormonais.
 
Cea, Ca125 e Ca19-9 podem ser coletados em qualquer dia do ciclo e são marcadores tumorais que não servem para diagnosticar endometriose mas podem dar alterado pelo nível de inflamação na região à qual correspondem, mas caso dê normal, não significa que a endometriose possa ser descartada e nem se der um resultado dentro da normalidade a endometriose não deve ser descartada por esses exames.
 
FAN para verificar doenças autoimunes descontroladas. Hemograma completo. Dosagem de vitaminas e minerais principalmente B12, Ferro, Magnésio, Zinco, Cobre, Selênio, Iodo, Cálcio (fundamental para quem fez uso de anticoncepcional ou similares por longos períodos), incluir Ácido Fólico para suplementar corretamente caso haja necessidade.
 
Verificar também metais pesados como Alumínio entre outros para ver se precisa fazer um detox.
 
Aliás, se puder, faça logo o mineralograma onde são dosados trinta elementos, além dos citados acima entram nos minerais essenciais: Fósforo, Sódio, Potássio, Enxofre, Estrôncio, Boro, Germânio, nos elementos tóxico são analisados também: Chumbo, Berilio, Mercúrio, Cádmio, Arsênio, Bário, Zircônio, Titânio, Telúrio e nos suplementares tem: Antimônio, Escândio, Ouro, Prata, Bismuto, Estanho. Os médicos piram com os pedidos, os planos de saúde glosam os laboratórios, o SUS não faz nem meia dúzia desses, mas a gente se vira com o que tem e dança conforme a música.
 
Além de Glicemia, PTH, Triglicerídeos, HDL, LDL, TGO/TGP, Hemoglobina Glicada, Insulina e Fibrinogênio. Tem também o Fator V Leiden, Anticoagulante Lúpico e Proteína C Reativa US para verificar trombofilia entre outras coisas.
 
Após pandemia COVID, tendo contraído o vírus ou não, já inclua no checkup o exame de Dimero D que é um marcador de coagulação sanguínea importante para nós no que diz respeito também a pré disposição a trombofilia que pode ser desencadeada pelo uso indiscriminado de hormônios sintéticos!
Já nos exames de imagem, temos o Ultrassom Transvaginal com mapeamento para endometriose o qual não é feito pelo SUS mas pode ser feito o simples mesmo e com preparo intestinal em casa por conta própria, basta tomar um laxante natural 14hs antes para uma melhor visualização das imagens e se o técnico for bom não deixa nada à desejar em relação ao outro que custa bem caro. Ultrassom de parede com Doppler, principalmente para quem tem suspeita de endometriose de parede ou outros órgão além do sistema reprodutor. Ressonância magnética com preparo intestinal, a qual pode ser feita sem contraste feito numa boa clínica e com um bom conhecedor da doença. Temos uma entrevista no nosso cana do YouTube com um especialista no assunto, assista.
 
Histerossalpingografia que é o raio x com contraste e verifica se as trompas estão livres ou obstruídas devido ao processo inflamatório da doença. Colposcopia que detecta feridas, HPV e precocemente o câncer de colo de útero e para complementar tem os exames de Citologia como o Papanicolau para prevenção ao câncer do colo do útero, onde é possível detectar também infecções vaginais como candidíase, gardnerella, gonorréia, sífilis, clamídia, entre outras.
 
Teste de HPV e se conseguir para finalizar, fazer um teste de mapeamento do DNA uma única vez que seja já é válido também. Fazer exames para investigar e acompanhar como anda o funcionamento e equilíbrio do organismo é um direito de todos e o médico não deve se negar, seja ele do SUS, plano de saúde ou particular, então exija dele as guias necessárias e faça todos que conseguir e julgar importante de acordo com suas necessidades.
 
Mais importante ainda é aprender a ler o resultados dos seus exames de acordo com a medicina preventiva e não se acomodar com os parâmetros dos laboratório que convém à medicina tradicional, então vem fazer mentoria comigo e vamos juntas ajudar seu médico a te ajudar!
Back to list

6 thoughts on “Exames

  1. Elielba Laureano disse:

    Obrigada pelo conteúdo esclarecedor..

  2. MARIANA SALES disse:

    Na mentora você fornece os pedidos dos exames? Porque os medicos convencionais tem resistencia em pedir exames

    1. admin disse:

      Terapeuta não pode pedir exames, como mentora te ensino a ler e entender, auxilio na suplementação de acordo e te indico médicos que solicitam que tem esse olhar diferenciado que vai além do tradicional 😉

  3. danieeugenia disse:

    Ari, indica por favor algum médico que atenda em Brasília ou on-line? Infelizmente não atendem por plano de saúde né… e vamos de juntar dinheiro 🙁

    1. admin disse:

      Pois é…
      Borá lá
      Ginecologista Terapia Neural Dr Celso Kurike (61) 98671-3807
      Ginecologista integrativo Dra Andreia Neri Sathler (61) 981178236
      Ginecologista integrativo Dra Trícia Barreto (62) 998354344
      Ginecologista integrativo Dra Melissa Abelha (61) 33527717
      Ginecologista Dra Érica Medeiros (61) 99680-4400
      Ginecologista Dra Thalia Reis (61) 99881-4004
      Ginecologista Dra Karina Estrela (61) 3115-1000
      Ginecologista Dra Marli Virginia (61) 3963-2401
      Ginecologista Dr Ubatan Loureiro Junior (61) 3245-2354
      Ginecologista Dr Luiz Fernando Petrucce (61) 99241-5121

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *